segunda-feira, 30 de junho de 2008

Compartilhando textos:

Educação e Tecnologias: Mudar para valer!


Texto adaptado de José Manuel Moran
(jmmoran@usp.br)



Nossa vida vem tendo mudanças significativas com o aparecimento e utilização da internet, das redes, celulares e multimídia. Estas mudanças são vivenciadas diretamente no cotidiano escolar. Assim, a escola necessita contextualizar de forma significativa, esses novos mecanismos de aprendizagem para que sejam usados de forma a garantir maior eficiência dentro do contexto ensino aprendizagem e não utilizados como forma de agressão e prejuízo social.
A escola é e sempre será uma referência para aprendizagem e convivência, pela interação que se tem com colegas, professores e toda a comunidade escolar. Quanto ao uso destas novas tecnologias, a escola pode e deve ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos, não se fazendo necessário romper com todo o modo de ensino aprendizagem, mas implementando mudanças e supervisionando com equilíbrio e maturidade.
São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar. Nossos alunos devem estar motivados a aprender de várias formas, utilizando as potencialidades de estar juntos e de estar em rede. Parafraseando Moran, todos os que estão envolvidos em educação precisam conversar, planejar e executar ações pedagógicas inovadoras, com a devida cautela, aos poucos, mas firmes e sinalizando mudanças.
As novas experiências consolidam o aprendizado e estas devem ser continuadamente avaliadas, bem como pela troca de saberes, propostas e resultados.


Sidineidi S.S. Steiner
Curso Proinfo
02/06/2008

Um comentário:

CarlArtes disse...

Até que enfim !!!
Procurei,procurei e encontrei.
Concordo que temos que usar essas novas tecnologias, senão vamos ficar para trás até nisso e a tarefa de ensinar ficará cada vez mais complicada.
Nossas escolas ainda adotam modelos muito antigos e ultrapassados e a formação dos nossos professores deve mudar para que mude a maneira de ensinar.
Dá um pulo no meu Blog, o meu texto complementa o teu e vice-versa.
Um beijo...Carla